A importância da ultrassonografia no câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (13.772 casos/ano), e é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). As causas ainda são desconhecidas, no entanto, percebe-se que fatores como genética, histórico da doença em parentes de primeiro grau e pele negra são favoráveis ao desenvolvimento desta patologia.

Não é possível prevenir o câncer de próstata, mas o diagnóstico precoce está relacionado à diminuição da mortalidade. Ressalta-se aqui a grande importância da ultrassonografia prostática, como instrumento na busca ao diagnóstico precoce.

A ultrassonografia prostática pode ser realizada por duas vias: a abdominal e a transretal. A primeira (via abdominal) nos permite observar alterações tanto na próstata, quanto na bexiga e vesículas seminais. É um exame simples e não invasivo, que mostra de forma adequada o volume prostático, assim como a capacidade de esvaziamento da bexiga (resíduo pós-miccional). Para uma avaliação mais precisa quanto à investigação de pequenos tumores e adequada avaliação textural, conta-se com a ultrassonografia por via transretal, método eficaz para visualizar alterações em áreas da próstata não alcançadas por outros métodos diagnósticos. Confirmada alguma lesão, ainda lançamos mão da ultrassonografia como método de guia para a biópsia prostática.

É importante sempre correlacionar os achados ultrassonográficos à avaliação clínica e à dosagem do PSA. O antígeno prostático (PSA) pode apresentar alterações em várias situações que não o câncer, como a hiperplasia benigna da próstata (HPB), prostatite e trauma. Estima-se que o câncer de próstata está presente em 15% dos homens com níveis normais de PSA.

Apesar de o risco para a doença aumentar significativamente após os 50 anos, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo desta idade.

Em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, a doença não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, os principais sintomas relacionados à próstata estão ligados à hiperplasia prostática (HPB), ou crescimento benigno da glândula, em que o paciente apresenta jato urinário fraco, sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, dentre outros.

O sedentarismo e a obesidade estão relacionados a alterações metabólicas que podem levar a alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplasia. O hábito alimentar saudável e exercícios físicos, dentre outros, são moduladores de proteção contra o câncer de próstata, pois determinam um fortalecimento imunológico, previnem a obesidade, modulam os níveis hormonais e reduzem o estresse.

Fontes: Instituto Nacional do Câncer e Sociedade Brasileira de Urologia.

Saiba mais sobre a Dra. Alexandra Ferreira

Natural de Goiânia (GO), formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, em 1999.

Fez especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, onde hoje é preceptora da residência médica.

A Dra. Alexandra Ferreira traz no currículo vários cursos no Brasil, Espanha e Japão, tendo participado também de vários congressos nacionais e internacionais. Além disso, tem grande experiência nos exames oferecidos pela Clínica de Ultrassom, onde faz parte do corpo clínico e é a responsável técnica.

Saiba mais sobre a Clínica de Ultrassom

A Clínica de Ultrassom foi inaugurada em janeiro de 2017 com o objetivo de oferecer exames de imagem de alta qualidade, aliados a um atendimento personalizado e humanizado, a preços acessíveis. Esta combinação, associada a tecnologia de ponta e a uma equipe qualificada, resulta em diagnóstico rápido e preciso, pois a nossa missão é oferecer um serviço de excelência a todos os pacientes que não dispõem de planos de saúde.

A unidade conta com radiologistas devidamente preparados e oferece exames de ultrassom e ecografias das mais diversas áreas do corpo, além de Doppler e punções por agulha fina (PAAF).

Venha conhecer nossas instalações e serviços e surpreenda-se!

Contatos: (61) 3223-2692 e (61) 98469-5426 (Whatsapp).