Estou grávida: quando devo fazer a ultrassonografia?



Vem bebê por aí? Parabéns! Agora, é preciso seguir todos os cuidados para que a gravidez transcorra com segurança e seu filho seja cheio de saúde. Um pré-natal (acompanhamento médico durante a gestação) iniciado o quanto antes e bem feito é essencial tanto para a futura mamãe como para o bebê por prevenir e tratar doenças. Entre os exames necessários está a Ultrassonografia, realizada várias vezes ao longo da gravidez.


Este é o exame de imagem ideal para as gestantes. Isso porque os demais, como as tomografias computadorizadas e as radiografias, emitem um nível de radiação que ainda se questiona se pode trazer sérios riscos à saúde da mãe e do filho. Com isso, é melhor não arriscar. A Ultrassonografia é um procedimento simples, não causa dor e, além disso, tem preço acessível.


O primeiro exame deve ser feito por volta da 7ª semana, antes disso não há como visualizar, perfeitamente, o embrião. Por isso, aconselha-se não adotar esse procedimento quando se quer, logo no início, confirmar a suspeita de gestação. Pode ser que a mulher esteja grávida, mas por estar apenas na primeira ou segunda semana, por exemplo, não ter como dar um diagnóstico correto.


1º Trimestre: neste início, o mais recomendável é o Ultrassom Transvaginal, pelo qual o médico introduz um transdutor no canal vaginal. Não dói e nem machuca o feto. O equipamento - envolto com preservativo para maior higiene e conforto da paciente, capta as imagens e as transmite para o computador.


É possível estimar o tempo de gravidez, notar o posicionamento do feto no saco gestacional e avaliar os batimentos cardíacos dele. Importante também é o fato de permitir ao médico observar se órgãos femininos, como ovários, trompas e útero, estão com suas estruturas normais (tamanho e espessura). É menino ou menina? É um ou são dois, ou três? O exame dá as respostas.

Os procedimentos feitos a partir dos três primeiros meses podem ser os abdominais, aqueles que o profissional desliza o equipamento por cima do abdômen.


2º Trimestre: as ultrassonografias seguintes são fundamentais para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento fetal. O profissional analisa o tamanho e o peso e se o processo de formação dos tecidos e órgãos ocorre de acordo com a normalidade. A partir, mais ou menos, da 12ª semana, as alterações estruturais se tornam visíveis. Inclusive, mudanças cromossômicas, que resultam na Síndrome de Down. Para isso, há o exame chamado: Translucência Nucal, que avalia o líquido localizado na nuca do feto.


Há também o Ultrassom Morfológico. Esse é importantíssimo e feito, normalmente, entre a 21ª e 24ª semana, para mostrar detalhadamente partes como coração, pulmão, bexiga, rins, fígado etc. Essa avaliação é indispensável, ainda, por diagnosticar malformações em geral.


3º Trimestre: nesta etapa final é preciso estar atento ao crescimento e batimentos cardíacos. A Ultrassonografia garante a contagem mais precisa da gestação de forma a dizer com mais segurança a data mais provável do nascimento. Além disso, os três últimos meses são decisivos para acompanhar o posicionamento do bebê e ter ideia se haverá necessidade de uma cesariana ou se o parto normal é viável.


O avanço da tecnologia oferece a opção do Ultrassom 3D, que garante aos pais imagens detalhadas do filho, inclusive visualizar movimentos dele dentro do útero. A perfeição é tanta que emociona quem tanto aguarda pela nova vida.


Viu como este exame é importante para você que está grávida? O número de Ultrassonografias varia de paciente para paciente. O importante é que utilize esse instrumento eficiente para ter uma gravidez esclarecida, tranquila e segura, neste momento único.


Saiba mais sobre a Dra. Alexandra Ferreira

Natural de Goiânia (GO), formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Goiás, em 1999. Fez especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, onde hoje é preceptora da residência médica.

A Dra. Alexandra Ferreira traz no currículo vários cursos no Brasil, Espanha e Japão, tendo participado também de vários congressos nacionais e internacionais. Além disso, tem grande experiência nos exames oferecidos pela Clínica Dr. Ultrassom, onde faz parte do corpo clínico e é a responsável técnica.


Saiba mais sobre a Clínica de Ultrassom


A Clínica Dr. Ultrassom foi inaugurada em janeiro de 2017 com o objetivo de oferecer exames de imagem de alta qualidade, aliados a um atendimento personalizado e humanizado, a preços acessíveis. Esta combinação, associada a tecnologia de ponta e a uma equipe qualificada, resulta em diagnóstico rápido e preciso, pois a nossa missão é oferecer um serviço de excelência a todos os pacientes que não dispõem de planos de saúde.

A unidade conta com radiologistas devidamente preparados e oferece exames de ultrassom e ecografias das mais diversas áreas do corpo, além de Doppler e punções por agulha fina (PAAF).

Venha conhecer nossas instalações e serviços e surpreenda-se!

Contatos: (61) 3223-2692 e (61) 98469-5426 (Whatsapp).

Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square